O NCPC e os precedentes

afinal, do que estamos falando?

Autores

  • Lenio Luiz Streck Universidade de Lisboa
  • Georges Abboud PUC/SP

Palavras-chave:

CPC 2015, precedentes, sistema vinculatório, crítica hermenêutica, superação do silogismo, retrocesso da aplicação semântica

Resumo

Desde a Emenda Constitucional 45 – que introduziu a súmula vinculante em nosso sistema – parcela da doutrina reitera a necessidade de se estabelecer uma teoria da aplicação dos precedentes no Brasil. O escopo do artigo é demonstrar que é necessária uma compreensão hermenêutica, de cariz pós-positivista, do fenômeno jurídico para se assegurar uma aplicação íntegra, coerente e constitucionalmente adequada dos provimentos vinculantes elencados no art. 927 do NCPC. A não compreensão de uma crítica hermenêutica do Direito pode fazer crer que o correto é a estruturação de uma teoria da aplicação dos precedentes no Brasil. Esse equívoco pode conduzir a um retrocesso para um modelo primitivo de positivismo, a partir do qual o texto passa a se equiparar à norma que, por sua vez, resgata uma natureza abstrata e não concreta, como se fosse possível um provimento vinculante conter em si a solução já pronta para os casos futuros. O artigo tem por finalidade justamente evitar esses riscos e forneceres elementos teóricos mínimos para uma aplicação constitucionalmente adequada dos provimentos vinculantes contidos no NCPC.

Biografia do Autor

Lenio Luiz Streck, Universidade de Lisboa

Pós-doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Lisboa. Doutor em direito do Estado pela UFSC. Professor Titular da UNISINOS e da UNESA. Advogado.

Georges Abboud, PUC/SP

Advogado sócio no escritório “Nery Advogados”. Mestre e doutor em direitos difusos e coletivos pela PUC-SP. Professor da graduação da PUC-SP. Professor do mestrado e doutorado da FADISP.

Referências

MARSHALL, Geoffrey. What is binding in a precedent. Neil MACCORMICK, Robert S. SUMMERS e Arthur L. GOODHARD (org.). Interpreting Precedent., England: Ashgate, 1997.

RAMIRES, Maurício. Crítica à aplicação de precedentes no direito brasileiro. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.

STRECK, Lenio. O efeito vinculante das súmulas e o mito da efetividade: uma crítica hermenêutica, Revista do Instituto de Hermenêutica Jurídica, Porto Alegre, v. 1, n. 3, p. 83-128, 2005.

STRECK, Lenio. Verdade e consenso. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

STRECK, Lenio; ABBOUD, Georges . O que é isto – o precedente judicial e as súmulas vinculantes? 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2014.

Downloads

Publicado

10-03-2016

Como Citar

Streck, L. L., & Abboud, G. (2016). O NCPC e os precedentes: afinal, do que estamos falando?. Revista Do Tribunal Regional Federal Da 3ª Região, 27(128), 81–87. Recuperado de https://www.revista.trf3.jus.br/index.php/rtrf3/article/view/316

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)